Minicurso: aprenda a identificar boatos nas redes

Veja como participar do minicurso gratuito para adultos criado pelo Media Wise for Seniors

Rádio BandNews FM

Curso é formado por lições de 5 minutos enviadas diariamente por WhatsApp Foto: Reprodução/Comprova
Curso é formado por lições de 5 minutos enviadas diariamente por WhatsApp
Foto: Reprodução/Comprova

Não passe vergonha nos grupos – Aprenda a identificar boatos nas redes

Veja como participar do minicurso gratuito para adultos criado pelo Media Wise for Seniors. O curso é formado por lições de 5 minutos enviadas diariamente por WhatsApp.

Os jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do Media Wise no Brasil, conduzem um minicurso para identificar boatos e desinformação que circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagem. O curso tem duração de 10 dias. Nesse período, os participantes recebem lições diárias por WhatsApp com orientações para detectar conteúdos enganosos que circulam pela web, nas redes sociais ou por aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram. Cada lição pode ser conferida em 5 a 7 minutos. No final do curso, os participantes estarão aptos a identificar conteúdos suspeitos, conseguirão fazer algumas verificações por conta própria e saberão lidar com muito mais discernimento com os conteúdos enganosos ou deliberadamente falsos com os quais se defrontam cotidianamente.

Veja como participar

  1. 1. A inscrição é gratuita e você poderá fazê-la a qualquer momento. A única exigência é que você tenha uma conta de WhatsApp.
  2. 2. No celular, você vai clicar neste link. E será redirecionado para o aplicativo do WhatsApp para uma conversa com a plataforma de cursos, que se chama Arist. No campo de texto estará escrito COMPROVA.
  3. 3. Clique em enviar e você receberá em seguida uma mensagem de boas-vindas. E, na sequência, a sua primeira lição. Aproveite o curso.
  4. 4. No computador onde você tiver o WhatsApp instalado, clique neste link
  5. 5. Clique em “iniciar conversa” para abrir o seu aplicativo de WhatsApp. Você será direcionado para uma conversa com a plataforma de cursos, que se chama Arist. No campo de texto estará escrito COMPROVA.
  6. 6. Clique em enviar e você receberá em seguida uma mensagem de boas-vindas. E, na sequência, a sua primeira lição. Aproveite o curso.

 

Como funciona o curso

Por dez dias, os inscritos receberão lições diárias conduzidas pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do programa no Brasil. Cada lição dura de 5 a 7 minutos e, ao final de cada uma das aulas, os participantes devem escolher uma opção que represente o seu entendimento da lição oferecida no dia. Enviada a resposta, um novo conteúdo é enviado para reforçar o entendimento sobre o tema tratado.

O conteúdo deste minicurso foi produzido em conjunto pelo MediaWise e pelo Projeto Comprova e é distribuído por WhatsApp a partir da plataforma Arist. Nos Estados Unidos, uma versão do curso foi conduzida por Christiane Amanpour, âncora da CNN Internacional, e Joan Lunden, ex-apresentadora do Good Morning America, da rede ABC.

Com o slogan “Não passe vergonha nos grupos – Aprenda a identificar boatos nas redes”, o minicurso pretende ajudar os adultos, especialmente os maiores de 50 anos, a entender como funcionam os algoritmos, como detectar golpes e teorias conspiratórias, a aprender a buscar fontes confiáveis e orientar os participantes sobre como falar com amigos e familiares para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos.

Para saber mais sobre verificação de conteúdos suspeitos que trafegam em redes sociais, em aplicativos de mensagens ou por outras vias, consulte a nossa página de Dicas para verificar conteúdos de diferentes formatos e não espalhar desinformação.