BandNews FM

Ministério da Saúde amplia campanha de vacinação contra dengue

Governo vai remanejar doses próximas do vencimento e que não foram aplicadas na primeira fase da campanha

Rádio BandNews FM

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios
Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios
REUTERS/Javier Corbalan

O Ministério da Saúde ampliou nesta quarta-feira (27) a aplicação de doses da vacina contra a dengue para mais 154 municípios. Segundo o governo federal, foram considerados os mesmos critérios estabelecidos para a distribuição dos primeiros lotes.

Municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, além de locais com altas taxas de transmissão nos últimos meses têm prioridade no recebimento de doses que não foram usadas na primeira etapa da campanha.

O imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A previsão é que na próxima semana as doses redistribuídas comecem a ser utilizadas, a depender do processo de remanejamento próprio de cada localidade. Há 668 mil doses próximas do vencimento, previsto para 30 de abril: 523 mil em junho; e 84 mil em julho.

"Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados", disse o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti.

Os novos municípios fazem parte de onze regiões de Saúde, segundo o governo. São eles: Central (ES), Betim (MG), Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), Recife (PE), Apucarana (PR), Grande Florianópolis (SC), Aquífero Guarani (SP), Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo (SP).

O Brasil já registrou 831 mortes e mais de 2,3 milhões de casos prováveis de dengue apenas em 2024.

Tópicos relacionados