BandNews FM

Ministério da Saúde anuncia aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em toda a população

Todos os maiores de 18 anos estarão aptos a receber a terceira dose dos imunizantes após cinco meses da segunda aplicação.

BandNews FM

Ministro da Saúde anuncia a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 para todos os maiores de 18 anos.
Ministro da Saúde anuncia a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 para todos os maiores de 18 anos.
Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 estará disponível para toda a população adulta que já tenha completado o esquema vacinal, com dose única ou duas doses, há cinco meses. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo o Ministério da Saúde, são mais de 158 milhões de pessoas com mais de 18 anos que devem tomar a dose extra. Antes, essa dose era recomendada apenas para profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos.

Além disso, o intervalo da dose de reforço da vacina contra da Covid-19 cairá de seis para cinco meses, para todos os grupos. A recomendação vale para todos os imunizantes. 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a orientação é que o reforço seja aplicado, preferencialmente, com a vacina da Pfizer. Na falta, poderão ser aplicadas as vacinas da Astrazeneca ou da Janssen.

Para as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, de dose única, será preciso tomar uma segunda dose do mesmo imunizante, antes do reforço. O tempo de intervalo entre a primeira e segunda dose será de dois meses. Depois, completados os cinco meses, receberá o reforço, preferencialmente, com uma vacina diferente.

A pasta não irá divulgar um calendário por faixa etária. 

Também foi anunciada a campanha de megavacinação contra a Covid. O objetivo é orientar sobre a importância de completar o esquema vacinal. A campanha vai de 20 a 26 de novembro.

Tópicos relacionados