BandNews FM

Ministério da Saúde confirma 76 casos de varíola dos macacos no Brasil

Registros estão em seis estados e no Distrito Federal; São Paulo e Rio de Janeiro têm os maiores números

BandNews FM 03/07/2022 • 15:42 - Atualizado em 03/07/2022 • 16:00
A doença é considerada endêmica na África Ocidental
A doença é considerada endêmica na África Ocidental
Reuters

O Ministério da Saúde contabiliza 76 casos de varíola dos macacos no Brasil. Os pacientes estão em seis estados e no Distrito Federal. Neste domingo (03), a pasta informou que o maior número de casos está em São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro.

Em ambos as unidades, já existe o relato de transmissão comunitária do vírus, ou seja, pessoas que não viajaram e que não conseguem relatar contato próximo com viajantes pegaram a doença.

Caracterizada por erupções avermelhadas na pele, a varíola dos macacos é transmitida através do contato de superfícies contaminadas. Febre e dor no corpo também são sintomas da doença.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde descartou caracterizar a varíola dos macacos como uma emergência em saúde pública. Para a entidade, ainda é possível criar um sistema de vigilância para impedir a propagação do vírus.

A doença é considerada endêmica na África Ocidental e os cientistas ainda não conseguem entender os motivos que levaram para o aparecimento da doença em diferente locais do mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais de saúde estão atentas para isolar e acompanhar casos suspeitos da doença.