BandNews FM

Ministério da Saúde exclui Coronavac como dose de reforço

Ministro Marcelo Queiroga afirma que aprovação depende de estudo

Narley Resende

Ministro Marcelo Queiroga anuncia terceira dose de vacinas contra a Covid-19
Ministro Marcelo Queiroga anuncia terceira dose de vacinas contra a Covid-19
Valter Campanato / Agência Brasil

Doses de reforço de vacinas contra a Covid-19 oferecidas no Brasil devem ser enviadas aos Estados a partir do dia 15 de setembro para aplicação em idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser usados preferencialmente os imunizantes da Pfizer, mas também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e Janssen.  

O uso do reforço com a Coronavac ainda depende de um estudo encomendado pelo ministério.  

O reforço com as doses da Pfizer, Astrazeneca e Janssen vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha de vacinação.  

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses.  

No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que a circulação comunitária da variante Delta do coronavírus levou a Pasta a tomar a decisão.  

Com a redução do intervalo de aplicação das doses das vacinas da Pfizer e AstraZeneca, o Ministério da Saúde espera que toda a população adulta do País esteja vacinada contra a Covid-19 até o final de outubro.  

O intervalo passará de 12 semanas para 8 semanas.  

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que para que o calendário NÃO seja prejudicado as duas marcas podem ser combinadas, em caso de atraso na distribuição.  

Marcelo Queiroga também afirmou que em breve a vacina Coronavac também pode ter incluída uma terceira dose no calendário vacinal.  

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, quer unificar os calendários de vacinação contra a Covid-19. 

Segundo ele, é necessário defender a "soberania" do Programa Nacional de Imunização.  

Queiroga alertou que Estados e municípios devem seguir as orientações do Ministério da Saúde para definir quais os públicos que devem ser vacinados no atual momento da pandemia.

O ministro da Saúde quer que os Estados mais adiantados na vacinação aguardem os mais atrasados.  

Segundo o ministério, as decisões foram tomadas em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19.  

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a dose de reforço em "caráter experimental", para idosos acima de 80 anos e pessoas com a imunidade comprometida que tomaram a vacina CoronaVac.

O governo de São Paulo ignorou a recomendação do Ministério da Saúde e afirma que irá aplicar a Coronavac como dose de reforço. 

De São Paulo, Narley Resende

Tópicos relacionados