BandNews FM

Ministério da Saúde exclui Coronavac como dose de reforço

Ministro Marcelo Queiroga afirma que aprovação depende de estudo

Narley Resende

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Ministro Marcelo Queiroga anuncia terceira dose de vacinas contra a Covid-19
Valter Campanato / Agência Brasil

Doses de reforço de vacinas contra a Covid-19 oferecidas no Brasil devem ser enviadas aos Estados a partir do dia 15 de setembro para aplicação em idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser usados preferencialmente os imunizantes da Pfizer, mas também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e Janssen.  

O uso do reforço com a Coronavac ainda depende de um estudo encomendado pelo ministério.  

O reforço com as doses da Pfizer, Astrazeneca e Janssen vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha de vacinação.  

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses.  

No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que a circulação comunitária da variante Delta do coronavírus levou a Pasta a tomar a decisão.  

Com a redução do intervalo de aplicação das doses das vacinas da Pfizer e AstraZeneca, o Ministério da Saúde espera que toda a população adulta do País esteja vacinada contra a Covid-19 até o final de outubro.  

O intervalo passará de 12 semanas para 8 semanas.  

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que para que o calendário NÃO seja prejudicado as duas marcas podem ser combinadas, em caso de atraso na distribuição.  

Marcelo Queiroga também afirmou que em breve a vacina Coronavac também pode ter incluída uma terceira dose no calendário vacinal.  

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, quer unificar os calendários de vacinação contra a Covid-19. 

Segundo ele, é necessário defender a "soberania" do Programa Nacional de Imunização.  

Queiroga alertou que Estados e municípios devem seguir as orientações do Ministério da Saúde para definir quais os públicos que devem ser vacinados no atual momento da pandemia.

O ministro da Saúde quer que os Estados mais adiantados na vacinação aguardem os mais atrasados.  

Segundo o ministério, as decisões foram tomadas em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19.  

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a dose de reforço em "caráter experimental", para idosos acima de 80 anos e pessoas com a imunidade comprometida que tomaram a vacina CoronaVac.

O governo de São Paulo ignorou a recomendação do Ministério da Saúde e afirma que irá aplicar a Coronavac como dose de reforço. 

De São Paulo, Narley Resende

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.