BandNews FM

Ministério da Saúde promete incorporar CoronaVac para imunização de crianças

Pasta recomenda que estados aguardem posicionamento oficial do governo federal para iniciar vacinação; previsão é liberar aplicação ainda nesta sexta (21)

BandNews FM 21/01/2022 • 10:56 - Atualizado em 21/01/2022 • 16:02
Ministério da Saúde promete incorporar CoronaVac para imunização de crianças
Ministério da Saúde promete incorporar CoronaVac para imunização de crianças
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O Ministério da Saúde espera iniciar a vacinação com a CoronaVac para menores entre 6 a 17 anos o mais breve possível. Segundo o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, o órgão deve incorporar ainda nesta sexta-feira (21) a vacina ao Plano Nacional de Imunização para esse público e um posicionamento oficial deverá ser divulgado em breve.

Cruz afirmou ainda que o governo vai conversar com estados para fazer uma distribuição justa das doses e que novos contratos com o Instituto Butantan vão depender dos atuais estoques.

Ainda de acordo com ele, a recomendação do ministério é que os estados aguardem o posicionamento da pasta antes de iniciar a vacinação com esse imunizante.

Na quinta-feira (20), o Consórcio Nordeste solicitou ao ministro Marcelo Queiroga, em um ofício, urgência na compra das doses da CoronaVac. Os governadores demonstraram apreensão com o avanço da variante Ômicron.

Na mesma data, a Anvisa liberou o uso do imunizante do Instituto Butantan para os menores entre 6 e 17 anos, com exceção dos imunossuprimidos.

Após a aprovação, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que espera a publicação de um documento da Anvisa para decidir sobre o uso da CoronaVac nesta faixa etária.

O Ministério da Saúde não tem novos contratos com o laboratório paulista. Segundo o ministro Queiroga, a disponibilidade de doses de outros laboratórios tornava o uso da CoronaVac menos vantajosa e não havia a necessidade de novas compras do imunizante.