O prefeito do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (11) que a campanha de vacinação contra a Covid-19 vai continuar suspensa. A previsão inicial era de retomada da imunização nesta quinta-feira (12), mas a quantidade de vacinas entregues foi insuficiente.
O Governo do Rio de Janeiro recebeu as vacinas em atraso na madrugada desta quarta (11).
O secretário municipal de saúde do Rio afirma que o calendário de vacinação não será retomado. De acordo com Daniel Soranz, são necessários mais imunizantes para dar andamento à fila, que foi paralisada na faixa etária de 24 anos.
As 100 mil novas doses entregues à Coordenação de Armazenagem da Secretaria Estadual de Saúde serão, em partes, destinadas à capital, que só está vacinando hoje adultos acima de 50 anos e pessoas com deficiência, além de gestantes e puérperas a partir de 18 anos. A segunda dose também está mantida nos postos normalmente.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, criticou a demora do repasse pelo Governo Federal, já que parte dos imunizantes estava, segundo ele, disponível desde o dia 04 de agosto. Em redes sociais, Paes afirma que para vacinar o grupo de 24 anos necessitaria de mais 29 mil doses e que não utilizará o estoque de segunda dose para remanejar vacinação. O Ministério da Saúde não se posicionou sobre a declaração, mas afirmou que cerca de 416 mil vacinas vão ser destinadas ao estado nos próximos dias.
A previsão de retomada ainda não foi confirmada.