Ministério Público recomenda e Governo de SP estuda passe livre no trem e metrô

Palácio dos Bandeirantes afirma que analisa possibilidade da gratuidade nos transportes, mas não dá prazo para resposta

BandNews FM

Ministério Público recomenda e Governo de SP estuda passe livre no trem e metrô Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Ministério Público recomenda e Governo de SP estuda passe livre no trem e metrô
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério Público de São Paulo defende que o governo estadual libere o passe livre nos trens e no metrô no próximo domingo (30), dia do segundo turno. A manifestação foi divulgada na noite de terça-feira (25) e é do Promotor de Justiça dos Direitos Humanos na capital, Reynaldo Mapelli Júnior.

Para a Promotoria, há claros indícios de que a não gratuidade no transporte público tem potencial de deixar as pessoas pobres fora da eleição. Até o momento, o governo de São Paulo diz que está analisando a medida.

A capital já liberou as catracas dos ônibus no domingo entre seis da manhã e oito da noite. A decisão do prefeito Ricardo Nunes ocorreu após parecer favorável do MP sobre a medida na cidade.

O passe livre nas cidades no dia da eleição foi liberado por decisão do Supremo Tribunal Federal, que permitiu a liberação do pagamento da passagem sem que os prefeitos estivessem ameaçados de cometerem crime eleitoral.

Todas as capitais brasileiras já anunciaram a liberação da cobrança nos ônibus municipais no dia do segundo turno. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, em todo o Brasil, mais de 120 municípios vão ter ônibus gratuitos durante a eleição.

No estado de São Paulo, ao menos 30 prefeituras já anunciaram que não terão cobrança da passagem no segundo turno.