A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira (17), que o Brasil vive um “terrorismo climático”, em que cinco milhões de quilômetros quadrados correm o risco com as queimadas. Esse número representa quase 60% do território brasileiro.
Marina destacou que o Governo Federal deve colocar em prática o pacote de medidas anunciadas para combater aos incêndios florestais que atingem boa parte do país. Entre as providências estão a liberação do crédito extraordinário para regiões afetadas pelas queimadas, mudanças na legislação, articulação com estados e municípios e recomposição do orçamento federal.
A ministra ainda ressaltou que qualquer incêndio se caracteriza como criminoso diante do cenário delicado que o país enfrenta. Ela também criticou as pessoas que estão usando as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar para atear fogo em áreas florestais.
Para ministra, o principal problema desse cenário é a aplicação inadequada das penas. Ou seja, as punições acabam se convertendo em situações alternativas as prisões.