BandNews FM

Ministro da Ciência e Tecnologia reclama do corte no orçamento da área

Astronauta Marcos Pontes fez publicação crítica no Twitter após corte de R$ 600 milhões do orçamento previsto para bolsas de pesquisa; bolsonaristas reclamam do ministro

BandNews FM

Publicação crítica do ministro da Ciência e Tecnologia gerou comentários negativos de bolsonaristas.
Publicação crítica do ministro da Ciência e Tecnologia gerou comentários negativos de bolsonaristas.
Foto: reprodução/Twitter

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Astronauta Marcos Pontes, criticou em postagem no Twitter neste domingo (10) o corte de R$ 600 milhões no orçamento da pasta aprovado pelo Congresso na semana passada. O ministro disse que a redução nos recursos são “equivocados e ilógicos” e foram feitos sem ouvir a comunidade científica. A postagem gerou uma onde de reclamações de bolsonaristas, que acusaram Pontes de estar desgastando o governo.

A retirada de até 90% dos recursos previstos para o financiamento de pesquisas científicas foi proposto pelo Ministério da Economia, que pediu autorização do Congresso para remanejar o dinheiro. Entidades científicas reclamaram da medida e enviaram uma carta ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que a medida seja revertida.

Marcos Pontes já havia reclamado do corte no orçamento da pasta que comanda na última sexta-feira (8). Em uma feira com a presença do presidente Jair Bolsonaro, em Campinas, no interior de São Paulo, o ministro disse que buscaria soluções junto ao presidente para reverter o corte de recursos.

Em resposta na postagem deste domingo, apoiadores de Bolsonaro criticaram a fala do ministro. Alguns usuários da rede social pediram a demissão do astronauta por estar enfraquecendo o governo e criticaram que o assunto tenha sido exposto na internet.

Em nota divulgada anteriormente, o Ministério da Economia justificou o remanejamento dos recursos para cumprir obrigações legais do Orçamento.

Tópicos relacionados