O ministro Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal (STF) se aposenta nesta terça-feira das atividades na Corte.
O magistrado completa 75 anos no dia 11 de maio, idade limite para permanecer no cargo como membro do STF. Lewandowski optou por antecipar em um mês a aposentadoria em razão de compromissos acadêmicos.
Ainda no dia 30 de março, o ministro afirmou que pediu que o processo fosse tornado efetivo a partir do dia 11 de abril. Na ocasião, Lewandowski disse que encerrava uma etapa da vida e começaria “um novo ciclo".
O presidente Lula assinou a aposentadoria do magistrado na última quinta-feira (6). Cabe ao chefe do Executivo brasileiro indicar um novo nome para a vaga.
O jurista Manoel Carlos de Almeida é o favorito de Lewandowski para assumir o cargo; o petista já se mostrou mais favorável à indicação do advogado Cristiano Zanin, responsável pela defesa de Lula nas ações da Operação Lava Jato.
Em entrevista exclusiva à BandNews FM na manhã desta terça (11), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que "não há prazo para indicação por parte do presidente Lula de um novo nome para a vaga". Ele diz ainda que, provavelmente, nenhuma das opções será tratada como unanimidade.