Ministro Mauro Vieira espera saída de brasileiros de Gaza até segunda-feira (13)

Acompanhe a entrevista exclusiva no programa "O É da Coisa", com Reinaldo Azevedo

BandNews FM

Ministro Mauro Vieira espera saída de brasileiros de Gaza até segunda-feira (13)
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores diz não querer criar expectativa sobre a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza, mas espera que aconteça até segunda-feira. Mauro Vieira foi entrevistado nesta sexta-feira (10) com exclusividade pelo apresentador Reinaldo Azevedo, no programa "O É da Coisa".

A autorização da passagem de 34 brasileiros foi divulgada nesta quinta-feira (09), mas o grupo ainda não conseguiu cruzar a fronteira com o Egito. O posto de controle está fechado temporariamente, e nenhum estrangeiro foi autorizado a deixar a região. Segundo o ministro, os brasileiros foram incluídos na lista geral de espera na última terça-feira (07). 

O governo brasileiro mantém contato não apenas com autoridades palestinas, israelenses e egípcias, mas também do Catar. O país tem sido peça-chave nas negociações de pausas humanitárias no conflito do Oriente Médio. No entanto, o ministro Mauro Vieira confirmou que a autorização final sobre a passagem na fronteira cabe a Israel.

O ministro das Relações Exteriores reiterou a informação de que havia recebido a garantia da liberação dos brasileiros para quarta-feira (08). Mauro Vieira explicou que a saída do grupo por Rafah foi barrada por questões que estão fora de controle do governo.

Sobre as negociação de cessar-fogo nas Nações Unidas, Mauro Vieira classificou como "fantástica" a aceitação da resolução apresentada pelo Brasil, mas lamentou o veto dos Estados Unidos.

O avião da FAB usado na missão de repatriação vai buscar os brasileiros em Al Arish, cidade egípcia a 53 quilômetros da Faixa de Gaza. Neste momento, a aeronave está pousada no Cairo. Há expectativa de que uma equipe de diplomatas brasileiros viaje ao Egito para receber o grupo.