Ministros de Lula pedem investigação contra fake news sobre desastre no RS

Abertura do processo será solicitada por Ricardo Lewandowski à PF

Rádio BandNews FM

Ministros de Lula pedem investigação contra fake news sobre desastre no RS
Paulo Pimenta diz que vigência de sigilo é durante mandato
Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou nesta terça-feira (07) que pedirá à Polícia Federal para que seja aberta uma investigação contra as fake news sobre as ações do governo quanto às enchentes históricas no Rio Grande do Sul. Pimenta solicitou que sejam identificados e presos os autores dos posts e afirmou que há parlamentares e influenciadores envolvidos.

Em áudio divulgado pela Secretária de Comunicação Social, é possível ouvir o ministro falando “tem que botar pra f... com os caras”; depois, uma outra pessoa pergunta “mandar prendê-los?”; "Manda prender, não aguento mais fake news", concluiu o ministro.

Pimenta ainda disse que essas notícias falsas geram medo na população, que evita sair de casa e atrapalha a propagação das informações divulgadas pelo governo.

“São vários tipos de denúncias. As pessoas estão exaustas e boa parte da energia que poderia ser utilizada para salvar gente está sendo utilizada para desmentir essas mentiras que são divulgadas de forma industrial”, comentou o ministro a jornalistas.

O desastre ambiental causou, ao menos, 95 mortes e já deixou 131 desaparecidos até o momento.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski é quem solicitará a abertura das investigações pela Polícia Federal.

Tópicos relacionados