Mônica Bergamo: Arthur Lira sofre derrota ao tentar barrar votação que pode enterrar voto impresso

De acordo com a jornalista, havia o interesse de governistas de que a análise do assunto ocorresse apenas após o recesso parlamentar

Rádio BandNews FM

Partidos contrários à substituição das urnas eletrônicas esperam derrotar a proposta ainda nesta sexta-feira (16) Imagem: EBC/Agência Brasil
Partidos contrários à substituição das urnas eletrônicas esperam derrotar a proposta ainda nesta sexta-feira (16)
Imagem: EBC/Agência Brasil

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição que torna o voto impresso obrigatório, se reúne nesta sexta-feira (16), às 15h, para votar o parecer do relator, deputado Filipe Barros.

No último dia 5, a comissão encerrou a discussão sobre o relatório. Oito deputados da oposição apresentaram votos em separado em que pedem a rejeição da proposta e defendem a manutenção da urna eletrônica atual. Houve pedido de vista conjunto do texto e a votação foi adiada.

Derrota de Lira surpreende

A colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo, classifica como surpreendente a derrota sofrida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, que não conseguiu barrar a discussão sobre o tema na comissão especial.

De acordo com a jornalista, havia o interesse de governistas de que a análise do assunto ocorresse apenas após o recesso parlamentar, uma vez que encontram dificuldade para reunir votos favoráveis ao projeto e esperavam conseguir mais tempo. Já os partidos contrários à ideia esperam derrotar a proposta ainda nesta sexta-feira.

Acompanhe: