BandNews FM

Mônica Bergamo: Aumenta o número de pessoas que não voltaram para tomar a 2ª dose da vacina em SP

Em junho, o número de faltosos chegava a 239 mil pessoas; nesta terça (20) já eram 642 mil

Rádio BandNews FM

Dados sobre faltosos em São Paulo preocupam
Dados sobre faltosos em São Paulo preocupam
Imagem: Divulgação/GESP

O estado de São Paulo registrou aumento de 168% no número de pessoas que não retornaram aos postos dentro do prazo para receber a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Os dados foram obtidos pela colunista da Rádio BandNews FM Mônica Bergamo.

Em junho, o número de faltosos chegava a 239 mil pessoas; nesta terça (20) já eram 642 mil. Do total, 357 mil ainda não tomaram a segunda dose da vacina da AstraZeneca/Oxford, como já deveriam ter feito e 284,4 mil já passaram do prazo para o reforço da CoronaVac.

Quem tomou a Pfizer – que começou a ser aplicada no estado em maio – ainda está dentro do prazo para buscar a segunda dose. Os prazos de 12 semanas começam a vencer entre o fim de julho e o começo de agosto.

Os dados sobre faltosos preocupam, uma vez que só podem ser consideradas completamente protegidas contra o agravamento da Covid-19 pessoas que recebem as duas doses dos imunizantes. Sem isso, não só é possível contrair a doença e desenvolver a sua forma mais grave, como seguir contaminando outras pessoas.

Problema vai além de SP

O governo de São Paulo diz que cabe às prefeituras fazer a busca ativa dos vacinados, mas afirma que apoia a ação enviando e-mail para a população lembrando a data da segunda dose.

O problema da imunização incompleta não está restrito a São Paulo. Levantamentos recentes mostraram que cerca de 2 milhões em todo o país ainda não buscaram a segunda dose.

Acompanhe:

Tópicos relacionados