A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quinta-feira (10) que o governo brasileiro aposta que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, terá que recuar ainda mais do 'tarifaço global'.
De acordo com a jornalista, o Planalto entende que a Casa Branca passou a receber uma pressão "gigante" de setores econômicos dos próprios EUA, como bilionários, e uma queda na popularidade entre os eleitores republicanos.
Ontem, Trump anunciou uma diminuição nas tarifas aos países com as maiores alíquotas de taxação e também informou que haverá uma pausa de 90 dias para que as taxas sejam negociadas entre os países.
Ministros de Lula acreditam, no entanto, que haverá novos recuos, principalmente em relação a China - que teve uma nova tarifa imposta de 125% sobre seus produtos.
Uma autoridade ligada diretamente a Lula ressaltou que "as contradições e interesses internos dos EUA vão dificultar, ou até mesmo impedir, a implantação da medidas anunciadas por Trump". "É difícil implantar uma medida que, além disso, mexe com o mundo todo", completou.