A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quarta-feira (12) que o Palácio do Planalto ainda trabalha com a possibilidade de que a Casa Branca possa recuar na taxação do aço e do alumínio importados pela indústria brasileira.
De acordo com a jornalista, haverá uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros que cuidam do assunto, na manhã de hoje, para que tratar sobre a situação da taxação.
"O governo brasileiro ainda está pagando para ver, que Trump já 'foi e voltou' diversas vezes nas suas decisões. Um ministro até me falou que é uma característica da direita mais extrema, do combate com palavras, retóricas e bravatas", disse.
Apesar de estar confirmada a taxação, e da Casa Branca dizer que não haverá exceção, a ordem do governo brasileiro é se preparar para retaliação, mas aguardar, conter palavras, pois ainda há esperanças de possibilidade de negociação e recuo do Trump em relação ao Brasil.
No entanto, Bergamo ressalta que o presidente Lula já decidiu que irá implantar medidas de reciprocidade.
"O Brasil está numa encruzilhada grande. A maior parte do que importa aos Estados Unidos, vem da nossa indústria. Taxar, fazer uma retaliação vai encarecer insumos da indústrias, acaba refletindo em produtos na ponta final, acarreta em inflação [que atualmente corrói a popularidade do presidente]", pontuou.