A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, repercutiu durante a manhã desta sexta-feira (6) sobre a alta ano número de casos de violência policial em São Paulo e o recuo do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas críticas realizadas contra o uso de câmeras corporais por policiais militares. A mudança de posicionamento resultou num elogio por parte do ministro Ricardo Lewadowski, da Justiça e Segurança Pública.
Segundo o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e atual chefe da pasta de segurança pública federal, a atitude de Tarcísio de passar a incentivar o uso e prometer ampliar o programa de câmeras policiais é "louvável".
O ministro ainda colocou a pasta "à disposição" do Estado paulista para auxílio. "Eu o congratulo com esse posicionamento e vamos ajudar no que for possível. O Ministério está inteiro à disposição do Estado de São Paulo, seja do ponto de vista técnico, de equipamentos e de apoio financeiro", disse o ministro Lewandowski.
O recuo de Tarcísio ocorre após imagens de policiais em situações de agressão física e violação de direitos humanos viralizarem. Nesta semana, um policial foi flagrado arremessando um homem de uma ponte. No metrô de São Paulo, um outro agente de segurança foi filmado dando tapas no rosto de uma mulher.