Mônica Bergamo: STF desconfia de visita da OEA para debater liberdade de expressão

Colunista informa que ministros da Suprema Corte - e membros do governo federal - acreditam que a oposição irá utilizar o relatório da organização para politizar julgamento contra Bolsonaro

A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, deu detalhes da repercussão da visita de Pedro Vaca relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), a Brasília. Segundo a jornalista, a vinda do advogado para o Brasil gerou desconfiança em setores do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para governistas e magistrados, é possível que a presença de Vaca possa gerar um parecer favorável às críticas da oposição, de cerceamento na liberdade de expressão, e que eventuais críticas do advogado possam ser utilizadas para politizar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após se encontrar com membros do Supremo Tribunal Federal, Vaca esteve com parlamentares bolsonaristas e ouviu de congressistas da oposição que o Brasil "já vive uma ditadura" e que os ministros do Supremo eram "estelionatários".

Questionado sobre o tom da reunião com os parlamentares próximos a Bolsonaro, Pedro Vaca disse que os relatos repassado são "realmente impressionante" e que tudo será avaliado com "calma".

Tópicos relacionados