Moraes prorroga inquérito da milícia digital por mais 90 dias

Ministro do Supremo Tribunal Federal abriu investigação em julho de 2021 para apurar grupo que pratica atos antidemocrático

Rádio BandNews FM

Moraes prorroga inquérito da milícia digital por mais 90 dias Foto: Agência Brasil
Moraes prorroga inquérito da milícia digital por mais 90 dias
Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes prorrogou por mais 90 dias o inquérito para apurar a atuação de milícias digitais em atos antidemocráticos. A Polícia Federal acredita que parte do grupo agiu de dentro do Palácio do Planalto e apura o financiamento público das atividades. O inquérito tinha até o dia 6 de julho para ser encerrado, mas com a decisão divulgada nesta terça-feira (12) o prazo foi estendido para outubro.

A investigação das milícias digitais foi aberta em julho de 2021 após o arquivamento de outra ação que investigava atos antidemocráticos desde 2020. A prorrogação atual é a quarta neste processo.

Em relatório apresentado no processo, a PF aponta a existência de um “gabinete do ódio” na sede do governo federal para atacar rivais políticos e as instituições democráticas. Ataques ao STF e a ministros da Corte estão no escopo no inquérito.

Aberto por decisão individual do ministro Alexandre de Moraes e homologado por colegas posteriormente, a investigação é constante alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro e aliados.

Segundo bolsonaristas, o inquérito é utilizado para intimidar a direita e perseguir políticos afinados com o presidente.