Moraes vota a favor da denúncia contra mais 250 envolvidos nos atos de janeiro

Supremo iniciou julgamento da quinta leva de processos nesta terça-feira (16); magistrados já aceitaram 795 denúncias da Procuradoria-Geral da República

BandNews FM

Moraes vota a favor da denúncia contra mais 250 envolvidos nos atos de janeiro
Atos criminosos em Brasília
Marcelo Camargo | Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes votou nesta terça-feira (16) por aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra mais 250 pessoas envolvidas nos atos criminosos de 8 de janeiro. Este é o quinto lote de ações analisadas pelos ministros.

O processo está em discussão no plenário virtual, instrumento em que os magistrados depositam os votos sem discussão entre os colegas. O julgamento segue até a próxima segunda (22).

O ministro Alexandre de Moraes é relator do caso. Os suspeitos podem responder por associação criminosa, golpe de estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração do patrimônio tombado e dano qualificado por violência.

Até agora, 795 denúncias já foram aceitas e os suspeitos transformados em réus na Justiça. Ao todo, a PGR representou contra 1.390 envolvidos nos atos de depredação nos prédios dos três poderes em Brasília.

As deliberações anteriores ocorreram entre 18 a 24 de abril, 25 de abril a 2 de maio, de 3 a 8 de maio e de 9 de maio até à última segunda-feira (15).

O Supremo estima que todas as denúncias vão ser apuradas até o início de junho. Após esta etapa, o STF vai decidir se os réus vão ser condenados ou absolvidos.