O senador Major Olímpio, de 58 anos, morre de Covid-19 em São Paulo.
O político teve a morte cerebral confirmada pela família e nas próximas 12 horas os familiares vão avaliar que órgãos podem ser doados.
O senador estava internado desde o começo de março, depois de ter comunicado que estava com Covid-19 no dia 2 de março.
No dia 5 de março, o parlamentar foi internado em uma unidades particular na capital paulista e no dia 12 foi encaminhado para uma unidade de terapia intensiva.
É o terceiro senador que morreu infectado com o coronavírus.
O presidente Jair Bolsonaro cancelou a ida ao congresso depois da morte do senador Major Olímpio. Bolsonaro iria entregar as medidas provisórias do auxilio emergencial.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, divulgou nota de pesar após a morte do colega Major Olímpio. Com o falecimento, o parlamentar decreta luto oficial de 24 horas.
Segue a nota na íntegra:
“A Presidência do Congresso Nacional lamenta profundamente o falecimento do senador paulista Major Olímpio, aos 59 anos, vítima de complicações causadas pela infecção por Covid-19. Em respeito à sua memória, o Senado Federal decreta luto oficial de 24 horas.Policial Militar do Estado de São Paulo de carreira, Sérgio Olímpio Gomes dedicou-se à corporação por 29 anos. Na carreira política exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa de São Paulo (2007-2015) e um mandato de deputado federal (2015-2019). Foi eleito senador da República em 2019. Major Olímpio foi o terceiro senador que perdeu a vida para o novo coronavírus. O senador paraibano José Maranhão faleceu em fevereiro, e Arolde de Oliveira, senador pelo Rio de Janeiro, morreu em outubro do ano passado.As sinceras condolências do Parlamento Brasileiro à família, amigos e a todos os paulistas.
Rodrigo Pacheco
Presidente Congresso Nacional”
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, também se manifesta sobre a morte de Major Olímpio. Em nota, o ministro disse que o país perde um parlamentar que sempre defendeu os valores do Estado Democrático de Direito.
Segue a nota:
“O Brasil perde um parlamentar combativo pelo respeito aos valores institucionais do Estado Democrático brasileiro. Solidarizo-me com o Congresso Nacional e com a família do senador. Envio ainda meu abraço aos familiares das mais de 285 mil vítimas da Covid-19 no Brasil.”
Presidente do STF, Ministro Luiz Fux”
Confira o vídeo: