BandNews FM

Mortes por Covid-19 caem, mas casos avançam no mundo

OMS alerta para crescimento exponencial na Ásia e Europa

BandNews FM

OMS alerta para crescimento exponencial em números de casos na Ásia e Europa
OMS alerta para crescimento exponencial em números de casos na Ásia e Europa
Denis Balibouse / Reuters

O número de mortes por Covid-19 no mundo caiu 23% no período de uma semana e chegou ao nível mais baixo desde março de 2020, início da pandemia. O último balanço da Organização Mundial da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (23), contabiliza 32.959 óbitos pela doença entre os dias 14 e 20 de março.

Os países com os maiores índices de mortalidade foram Rússia e Estados Unidos. Juntos, os países somam 3,6 mil vítimas. Na sequência, vem Brasil, Coreia do Sul e China, respectivamente.

Ao mesmo tempo, o número de casos de Covid-19 subiu 21% na Ásia. Na Europa, foram confirmados mais de 5,2 milhões de casos no mesmo período, o que, na avaliação da OMS, é um reflexo da predominância da variante Ômicron e das flexibilizações das medidas restritivas.

Dos casos diagnosticados na última semana, 99,8% foram provocados pela cepa, que tem se mostrado mais contagiosa do que as demais. Já a BA.2, subvariante da Ômicron, também se tornou expressiva e está presente em quase 86% dos casos confirmados.

A OMS informou que o número real de contágios pode ser maior do que o apresentado, já que muitos países diminuíram o número de testes de coronavírus em função da queda da letalidade da doença.

Tópicos relacionados