BandNews FM

Motoristas embriagados podem pegar prisão perpétua no Reino Unido

Punição mais grave na nova lei de trânsito está prevista para aqueles que dirigem bêbados e se envolvem em acidentes com vítimas fatais

BandNews FM

Motoristas embriagados podem pegar prisão perpétua no Reino Unido
Motoristas embriagados podem pegar prisão perpétua no Reino Unido
Foto: Reprodução/Jornal da Band

Entra em vigor nesta terça-feira (28) a mudança na lei de trânsito do Reino Unido que poderá levar à prisão perpétua de motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas e que se envolvam em acidentes com vítimas fatais. Atualmente, a pena de prisão para casos semelhantes é de 14 anos.

A prisão perpétua é a punição mais alta prevista na Constituição britânica e vai igualar motoristas irresponsáveis com aqueles acusados de homicídio doloso, quando há intenção de matar.

A nova lei, em discussão desde 2017, vale na Inglaterra, País de Gales e Escócia.

Por ano, cerca de 150 pessoas são processadas na Inglaterra por matar alguém no trânsito em decorrência de acidentes.

Também serão mais rigorosas as penas para motoristas embriagados que se envolverem em acidentes que terminem com feridos graves ou com sequelas.

No Reino Unido, segundo informações do correspondente da Band Felipe Kieling, vigora um sistema de pontuação na carteira parecido com o do Brasil, só que mais rigoroso. Os motoristas podem acumular 12 pontos por infrações em três anos.

O tráfego acima da velocidade máxima permitida pode custar de 3 a 6 pontos. Já o desrespeito ao sinal de trânsito leva a perda de três pontos

Para o ministro da Justiça do país, Robert Buckland, a irresponsabilidade no trânsito tira a vida de muitas pessoas todos os anos e os excessos não podem mais ser tolerados.

Tópicos relacionados