O Ministério Público Federal denunciou o blogueiro Allan dos Santos, do Terça Livre, por crime de ameaça e incitação contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso. A medida foi anunciada na noite desta terça-feira (17).
A denúncia foi realizada por causa de um vídeo que Allan diz que seria capaz de fazer mal a Barroso caso os dois fizessem contato fora das redes sociais, no dia 24 de novembro de 2020. Segundo o MPF, ele disse palavras de ódio e baixo calão, com um tom ameaçador.
O órgão teve o entendimento de que a reação do aliado do presidente Jair Bolsonaro não estava dentro da liberdade de expressão e intimidou o ministro. Tuítes e publicações em redes sociais foram reunidas para a realização da denúncia.
O MPF também entende que Allan pode alcançar grandes massas, fazendo com que as declarações se tornem ainda mais perigosas e as falas possam ser usadas como incentivo público, chancelando pessoas que eventualmente pensem da mesma maneira.
Allan dos Santos é alvo de diferentes inquéritos e investigações no STF. O aliado do presidente Jair Bolsonaro também é alvo da Polícia Federal em um inquérito que apura o financiamento de canais bolsonaristas para a prática de crimes de ódio e a propagação de mentiras. Segundo a PF, o canal mantido pelo blogueiro e outras páginas simpáticas ao presidente utilizam de mentiras para monetizar vídeos no Youtube e outras redes sociais. Foi pedido que o dinheiro proveniente desses vídeos seja bloqueado.