BandNews FM

Mudança no tempo: frente fria promete derrubar temperaturas pelo Brasil

Há possibilidade de neve em algumas localidades no início da próxima semana

BandNews FM 12/05/2022 • 14:00
Em São Paulo, os termômetros podem atingir mínimas entre 7ºC e 9ºC.
Em São Paulo, os termômetros podem atingir mínimas entre 7ºC e 9ºC.
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Uma frente fria deve chegar ao Brasil no início da próxima semana e a previsão é de temperaturas baixas e até neve em algumas regiões. Nos próximos dois meses, ainda no outono, a previsão do tempo prevê a chegada de massas de ar polar que vão derrubar as mínimas pelo país. Nesta quinta-feira (12), a jornalista da Climatempo Paula Soares afirmou que os meteorologistas estão prevendo um fim de outono mais frio do que o próprio inverno, que começa no dia 21 de junho.

Na segunda-feira (16), a massa de ar polar vinda da Argentina pode trazer geada e neve para as áreas mais altas do Sul do Brasil. O ar frio se espalha pelo território nacional e vai atingir cidades do Sudeste, Centro-Oeste e até do Norte.

Antes, uma frente fria traz áreas de instabilidades para o país. Atrás da chuva vem o frio e o tempo deve ficar mais seco.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as temperaturas negativas trazem a possibilidade de neve logo no início da semana. A massa de ar polar vai se espalhando ao longo da semana e sobe pelo território nacional.  

Em São Paulo, os termômetros podem atingir mínimas entre 7ºC e 9ºC, principalmente entre quinta (19) e sexta (20) da próxima semana. Na capital, o mês de maio não registra temperaturas abaixo dos 9ºC desde 2007.  

Geadas podem ocorrer em várias áreas do país, com maiores probabilidades nos estados do Sul, no sul e oeste paulista, no Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais.