BandNews FM

Município do Rio é investigado por cobrar autorização para vacinar criança

Pais eram obrigados a levar termo de responsabilidade para imunizar filhos contra a Covid-19 e ação é considerada irregular

Rádio BandNews FM

 A ação é considerada irregular pelas normas do Ministério da Saúde
A ação é considerada irregular pelas normas do Ministério da Saúde
Foto: Agência Brasil

O Ministério Público do Rio de Janeiro vai investigar a denúncia que a Prefeitura de Itaguaí, na região metropolitana, teria exigido de pais e mães uma declaração de responsabilidade para a vacinação de crianças contra a Covid-19. A ação é considerada irregular, já que não está dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O termo é previsto pela Pasta apenas nos casos em que os responsáveis pelos menores não estão presentes no momento da vacinação. De acordo os relatos de moradores, no entanto, a assinatura do documento é cobrada mesmo quando os pais levam as crianças.

Na semana passada, em vídeo publicado na Internet, a coordenadora de imunização de Itaguaí, Núbia Graziella, afirmou que o termo seria uma exigência do Ministério da Saúde, não da Prefeitura.

Em nota, a Prefeitura de Itaguaí esclareceu que, em virtude de dúvidas no entendimento dos protocolos do Ministério da Saúde para imunização de crianças, enviou um comunicado às unidades de vacinação. No documento, a Prefeitura reiterou a posição do Ministério, que dispensa a autorização por escrito na presença dos pais.

Tópicos relacionados