Netanyahu deve voltar a atacar Gaza caso Hamas não liberte mais reféns neste sábado (15)

Grupo terrorista acusa Israel de violar termos do acordo

Rádio BandNews FM

Netanyahu deve voltar a atacar Gaza caso Hamas não liberte mais reféns neste sábado (15)
Benjamin Netanyahu
REUTERS/Ronen Zvulun

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta terça-feira (11) que, caso o Hamas não cumpra neste sábado o acordo de devolver mais reféns mantidos, o cessar-fogo será interrompido e os ataques na Faixa de Gaza serão retomados.

Em pronunciamento, Netanyahu declarou que ordenou que as Forças de Defesa de Israel se posicionem dentro e ao redor da região. "Se o Hamas não devolver os reféns até o meio-dia de sábado, o cessar-fogo terminará e as tropas retomarão os intensos combates até a derrota final do Hamas.”

A decisão foi tomada após uma sugestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recomendou que Israel ignorasse a trégua caso os reféns não fossem libertados e completou com “deixe o inferno se instaurar”, enquanto assinava ordens executivas na Casa Branca.

O Hamas se pronunciou sobre a possibilidade de interrupção do tratado e disse estar comprometido com o cessar-fogo e acusou Israel de ser responsável pelo que chamou de “complicações e atrasos”.

O acordo definiu a soltura de 33 reféns israelenses de forma gradual, dos quais 16 já foram resgatados. As negociações da segunda fase começaram na última semana para prever as libertações de todos os prisioneiros e para que a trégua passe a ser definitiva.

Tópicos relacionados