Nova presidente do Peru promete antecipar eleições em meio à crise política

Decisão de Dina Boluarte foi tomada após mortes em protestos de apoiadores do ex-presidente Pedro Castillo

Rádio BandNews FM

Dina Boluarte nova presidente do Peru Foto: Alessandro Cinque/Reuters
Dina Boluarte nova presidente do Peru
Foto: Alessandro Cinque/Reuters

A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, disse em pronunciamento nesta segunda-feira (12) que apresentará um projeto de lei ao Congresso da república para antecipar as eleições gerais em dois anos. Com a mudança, o pleito que ocorreria em 2026 deve ser antecipado para abril de 2024. Até lá, Boluarte seguirá no comando do governo do país.

A decisão da nova presidente ocorre após dois adolescentes morrerem e outras quatro pessoas ficarem feridas em protestos no domingo (11). A crise política peruana foi intensificada após a deposição e prisão do então presidente Pedro Castilho.

Uma série de manifestação de apoiadores de Castillo tomou as ruas do país. Os manifestantes exigem a realização de eleições gerais. Alguns manifestantes também pedem o fechamento do Congresso.

Dina Boluarte era vice-presidente de Pedro Castillo, que foi preso após decretar situação de exceção, impor um toque de recolher e dissolver o Parlamento do país. Ele foi acusado de tentar dar um golpe para se livrar de investigações sobre corrupção

O projeto de lei com a alteração na data das eleições deve ser apresentado por Boluarte nos próximos dias.