BandNews FM

Nova versão da vacina AstraZeneca será testada no Brasil

Dose pode garantir imunidade contra variante Beta do coronavírus

Rádio BandNews FM

Dose foi desenvolvida para garantir imunidade contra variante Beta do coronavírus
Dose foi desenvolvida para garantir imunidade contra variante Beta do coronavírus
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Uma nova versão da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 vai ser testada na Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal.

A dose foi desenvolvida para garantir imunidade contra a variante Beta do coronavírus, identificada pela primeira vez na África do Sul. A autorização para os testes foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estudos preliminares mostram que a versão atual da vacina da AstraZeneca tem eficácia menor contra a nova cepa. Os dados levaram o governo da África do Sul a interromper o fornecimento do imunizante no país, em fevereiro deste ano.

No Brasil, serão selecionados 800 voluntários. A pesquisa prevê a aplicação de uma terceira dose em que já recebeu duas doses da AstraZeneca ou alguma vacina de RNA mensageiro, como a da Pfizer.

Quem nunca foi vacinado vai receber duas doses do imunizante em testes ou uma aplicação da inicial da vacina atual, e a segunda dose com a nova versão. Em todos os casos, o intervalo de será de três meses.

ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou a realização de pesquisas clínicas de mais duas novas vacinas contra o novo coronavírus nesta quarta-feira (14).

Uma é desenvolvida pelo Instituto de Biologia Médica da Academia Chinesa de Ciências Médicas e a outra é produzida pela empresa AstraZeneca, modificada para oferecer imunidade contra a variante beta.