BandNews FM

Novo governo do Talibã no Afeganistão ainda é uma incógnita

O repórter Yan Boechat afirma que país pode viver um momento de calma, embora com muito autoritarismo

BandNews FM

Moradores e estrangeiros tentando fugir do Afeganistão após tomada de poder pelo grupo terrorista Talibã
Moradores e estrangeiros tentando fugir do Afeganistão após tomada de poder pelo grupo terrorista Talibã
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O novo governo que se forma com a volta dos Talibãs ao poder no Afeganistão ainda é uma incógnita, segundo o repórter da Band Yan Boechat. Correspondente de guerra por muitos anos, o jornalista já esteve no país diversas vezes. Ele conversou com os apresentadores Eduardo Oinegue e Débora Alfano nesta segunda-feira (16) no BandNews No Meio do Dia.

O repórter acredita que a volta do grupo ao poder pode trazer certa tranquilidade ao país, embora a visão deturbada do islamismo possa levar a um autoritarismo maior.

A última semana tem sido de intensos conflitos no Afeganistão. A capital Cabul foi tomada, neste domingo (15), pelo grupo Talibã, após o governo dos Estados Unidos anunciar a retirada das tropas restantes no país asiático, em maio desse ano.

Após horas de cerco, o presidente Ashraf Ghani fugiu do país para evitar, nas palavras dele, um banho de sangue. Ele afirmou que "incontáveis patriotas seriam martirizados e a cidade de Cabul seria destruída" se permanecesse no país.

O repórter Yan Boechat acredita que o avanço dos fundamentalistas no país pode trazer uma possível paz para o Afeganistão:

“Vamos ver no Afeganistão a implementação de um regime autoritário. Não haverá um sistema judicial tradicional. Não vai ter uma Constituição. Mas acho que esse Talibã vai tentar minimizar a barbárie. Esse Talibã sabe que precisa de apoio internacional para se manter unido e estável”, finaliza Boechat.

A entrevista completa com o repórter pode ser conferida a seguir:

Tópicos relacionados