BandNews FM

Número de crianças internadas por Covid-19 cresce mais de 1000% no Amazonas

Estado passa por novo surto de casos após chegada da variante Ômicron

BandNews FM

Estado passa por novo surto de casos após chegada da variante Ômicron
Estado passa por novo surto de casos após chegada da variante Ômicron
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O estado do Amazonas registra um novo surto de Covid-19 com o espalhamento da variante Ômicron. E os casos atingem também as crianças. Segundo o boletim mais recente divulgado nesta quinta (20), 47 crianças estão hospitalizadas por complicações causadas pelo coronavírus, três delas estão em UTI.

A escala de internações foi rápida: saiu de três hospitalizações no dia 1º de janeiro para 47. A ocupação de leitos é muito maior do que a observada durante o colapso do sistema de saúde amazonense, em 2021.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, o porcentual de ocupação de leitos clínicos infantis é de 107%.

Em relação ao total de internações por Covid, o Amazonas chegou a 91% de ocupações de leitos, com 551 pessoas internadas, 82 delas em UTI.

O estado sofre com um novo surto da doença cerca de um ano após a crise de oxigênio na região. Nesta quarta-feira (19) o Amazonas bateu um novo recorde de casos diários e marcou 7.505 infecções em apenas 24 horas. A marca é a maior desde o início da pandemia. O último pico foi registrado um ano antes, em 20 de janeiro de 2021, quando a Secretaria de Saúde divulgou 5.009 casos contabilizados em um único dia.

A vacinação infantil ocorre na capital para as crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades e seguirá o calendário por grupos prioritários, como indígenas e crianças que morem em instituições de longa permanência.

Tópicos relacionados