BandNews FM

Número de crianças internadas por Covid-19 cresce mais de 1000% no Amazonas

Estado passa por novo surto de casos após chegada da variante Ômicron

BandNews FM 20/01/2022 • 10:29
Estado passa por novo surto de casos após chegada da variante Ômicron
Estado passa por novo surto de casos após chegada da variante Ômicron
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O estado do Amazonas registra um novo surto de Covid-19 com o espalhamento da variante Ômicron. E os casos atingem também as crianças. Segundo o boletim mais recente divulgado nesta quinta (20), 47 crianças estão hospitalizadas por complicações causadas pelo coronavírus, três delas estão em UTI.

A escala de internações foi rápida: saiu de três hospitalizações no dia 1º de janeiro para 47. A ocupação de leitos é muito maior do que a observada durante o colapso do sistema de saúde amazonense, em 2021.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, o porcentual de ocupação de leitos clínicos infantis é de 107%.

Em relação ao total de internações por Covid, o Amazonas chegou a 91% de ocupações de leitos, com 551 pessoas internadas, 82 delas em UTI.

O estado sofre com um novo surto da doença cerca de um ano após a crise de oxigênio na região. Nesta quarta-feira (19) o Amazonas bateu um novo recorde de casos diários e marcou 7.505 infecções em apenas 24 horas. A marca é a maior desde o início da pandemia. O último pico foi registrado um ano antes, em 20 de janeiro de 2021, quando a Secretaria de Saúde divulgou 5.009 casos contabilizados em um único dia.

A vacinação infantil ocorre na capital para as crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades e seguirá o calendário por grupos prioritários, como indígenas e crianças que morem em instituições de longa permanência.