O número de mortos após os terremotos que atingiram a Turquia e a Síria na última segunda-feira (06) ultrapassa a marca de 20 mil. São 17.134 vítimas em território turco e 3.162 em solo sírio.
Três dias depois dos tremores, a busca por desaparecidos continua. Nesta quinta-feira (09), equipes de resgate retiraram Akgun Eker, de 45 anos, vivo sob os escombros. Um menino de dois anos também foi resgatado de um prédio desabado em Antakya, e um menino de oito anos foi encontrado em Diyarbakir.
O presidente da Turquia, Recep Erdogan, anunciou estado de emergência de três meses no país para acelerar os esforços de busca e resgate. Já o Banco Mundial anunciou US$ 1,78 bilhão em ajuda ao país.
Nesta quinta, um grupo de bombeiros brasileiros chegou a Turquia para auxiliar nos resgates. Os militares são de São Paulo, Minas Gerais e do Espirito Santo, e vão trabalhar no local por 15 dias.
Também nesta quinta, a primeira entrega de suprimentos com ajuda enviada pela Organização das Nações Unidas cruzou o noroeste da Síria. Vários países ocidentais se comprometeram a aumentar a quantidade de assistência humanitária que fornecem ao país do Oriente Médio, que já foi abalado por uma guerra civil em curso desde 2011.
A Alemanha prometeu enviar 26 milhões de euros para a os sírios, enquanto a França vai enviar 12 milhões de euros em ajuda de emergência. Já o Reino Unido se disse comprometido a repassar três milhões de libras para apoiar as buscas e operações de resgate e ajuda de emergência.