BandNews FM

Número de mortos em desabamento de Miami cresce para 90

Dez novos corpos foram encontrados, incluindo o de três crianças. O desabamento do condomínio em Surfside envolveu equipes de resgate israelenses e mexicanas.

BandNews FM

Tragédia de Surfside levou a 90 mortes até o momento
Tragédia de Surfside levou a 90 mortes até o momento
Divulgação/Miami-Dade Fire Rescue

O desabamento de um edifício em Surfside, na região de Miami, atinge 90 mortos neste domingo (11). As buscas já estão em seu 18º dia e envolveram, inclusive, equipes de resgate israelenses.

De acordo com o Departamento de Polícia de Miami-Dade, 10 novos corpos foram encontrados. Dentre eles, estavam três crianças: Lorenzo de Oliveira, de 5 anos, Alexia Moreira, de 9, e Anna Moreira, de 6.

O desastre de Surfside ocorreu em 24 de junho, quando parte das torres desabaram inesperadamente. As buscas continuaram mesmo durante a passagem da tempestade tropical Elsa pelo estado da Flórida.

Dessas 90 vidas perdidas, 71 pessoas já foram identificadas. Mesmo assim, 31 continuam desaparecidos, segundo a prefeita do condado Daniella Levine Cava.

No último sábado (10), um memorial foi organizado em Miami-Dade para relembrar o desabamento do condomínio Champlain Towers South e agradecer às equipes de resgate. Familiares das vítimas e integrantes dessas equipes participaram da cerimônia.

Após o memorial, as Forças de Defesa Israelense deixaram a região neste domingo (11). Elas ofereceram auxílio pouco depois que o prédio desabou. Por essa razão, a própria prefeita Daniella Cava homenageou membros com medalhas do condado. Além de israelenses, mexicanos também participaram da operação.

Apesar da saída desses grupos de Israel, as operações de busca continuam ativas e não têm previsão de encerramento. Até agora, mais de 6 mil toneladas de concreto e entulho foram retiradas da região da tragédia.

Informações do jornal The New York Times apontam que reparos já teriam sido recomendados para o edifício - mas que os custos teriam postergado o início do conserto. Durante o desabamento, 18 latino-americanos desapareceram - entre eles, a irmã da primeira-dama do Paraguai, seu marido e três filhos.

Na última sexta-feira (9), o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez e sua esposa foram a Miami. Eles permanecem na cidade até a próxima terça (13).

Tópicos relacionados