O Ministério da Saúde do Japão divulgou nesta semana um informativo que atualizou o número de pessoas com 100 anos ou mais. De acordo com o governo local, trata-se de um novo recorde. Pouco mais de 95 mil japoneses já completaram ou ultrapassaram a idade centenária.
Outro dado que chama a atenção é a divisão de gênero destes dados, já que 90% destas pessoas com 100 anos ou mais são mulheres. Dos 95.119 centenários, pouco mais de 84 mil são mulheres e 11 mil são homens.
Em um ano, houve um aumento de 2.980 centenários. Dados do governo também indicam que houve recorde no número de idosos - pessoas com 65 anos ou mais. Atualmente, o Japão tem mais de 36 milhões de idosos, o que representa 29% da população total do país.
Mesmo com o alto número de pessoas nessa faixa etária, 25% dos japoneses com idade acima dos 65 anos trabalham. É o país com a maior porcentagem de população idosa em todo o mundo. Com a taxa de natalidade baixa, a população está diminuindo. Entretanto, nos últimos meses, o governo do Japão passou a criar campanhas e incentivar a população local a ter filhos para driblar essa situação.
Com o alto número de pessoas com 100 anos ou mais, o governo do Japão enfrenta problemas para lidar com a aposentadoria dos japoneses, uma vez que a população local tende a ter um período de vida na 'terceira idade' cada vez mais longevo.