Mesmo sem detectar casos da nova cepa do coronavírus identificada na África do Sul, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, decretou “estado de emergência” por conta do aumento do número de infecções causadas pela Covid-19 entre os nova-iorquinos.
O “estado de emergência” favorece a organização do sistema hospitalar, pois permite que recursos sejam transferidos de forma rápida para mitigar os efeitos da doença nas equipes de saúde.
De acordo com o decreto, houve um aumento superior a 300 casos de internações por dia causadas pela doença no último mês. Além disso, no documento, a governadora exalta a importância da vacinação como a maior arma no combate à pandemia.
Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 90,3% dos adultos do Estado de Nova York receberam, pelo menos, a primeira dose do esquema vacinal contra a Covid-19.
Recentemente, o CDC anunciou o início da aplicação de uma terceira dose para reforçar a imunização. Por lá, as crianças também já começaram a ser vacinadas com o imunizante da Pfizer.