Os eleitores da cidade de Nova York elegeram na noite desta terça-feira (2) o segundo prefeito negro da história da cidade. O democrata Eric Adams assume o comando da metrópole em janeiro com o desafio de conter o aumento da violência e a retomada da vida pós-pandemia. O ex-capitão da polícia e atual subprefeito do Brooklin, um dos bairros da cidade, ocupará a cadeira que desde 2014 pertence a Bill de Blasio.
Segundo as projeções da imprensa americana, Adams conquistou 66% dos votos, contra 28% do candidato republicano, Curtis Sliwa. Eric tem 61 anos e antes deles apenas um outro negro tinha sentado na cadeira de prefeito: David Dinkin, entre 1990 e 1993.
Na campanha, o democrata prometeu conter o aumento da criminalidade na cidade, que acompanha um aumento dos índices pela primeira vez em 30 anos.
O novo prefeito também terá o desafio de reconquistar os turistas perdidos por conta da pandemia. A cidade de 8 milhões de pessoas, a maior dos Estados Unidos, recebeu 67 milhões de turistas em 2019 e tem parte importante da atividade econômica voltada para o entretenimento dos visitantes.
Eric Adams já ocupou o posto de senador pelo estado de Nova York. Ele nasceu no bairro do Brooklin em uma família pobre e foi membro da polícia por 22 anos.