BandNews FM

Ocupação hoteleira no feriado anima setor de turismo no RJ

Hotéis da capital fluminense têm ocupação de 85%; retorno dos cruzeiros marítimos aumenta o otimismo

BandNews FM

Ocupação hoteleira no feriado anima setor de turismo no RJ Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Ocupação hoteleira no feriado anima setor de turismo no RJ
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os hotéis da cidade do Rio estão com mais de 85% dos quartos reservados para este feriadão de Nossa Senhora Aparecida. Os quatro dias de folga, aproveitando o fim de semana, foi de tempo fechado na capital fluminense, mas mesmo assim o número é 70% superior à ocupação registrada na mesma data do ano passado. Os bairros mais procurados foram Ipanema e Leblon, na Zona Sul.

A maioria dos clientes são turistas vindos de outros estados brasileiros. Cerca de 4% dos turistas vem de fora do país. A maioria, dos Estados Unidos e da Argentina.

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, é a que registra a segunda maior ocupação hoteleira no estado. Depois de Teresópolis, Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, foi a cidade com a maior ocupação hoteleira. Petrópolis, na Serra, vem em seguida. Depois vem Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense.

No total, cidades do Interior do Rio tiveram mais de 78% dos quartos reservados antecipadamente, o que significa um aumento de 21% em comparação ao ano passado.

O setor de turismo do estado está confiante na retomada das atividades após as restrições provocadas pela pandemia. No ano passado, hotéis e hospedarias fecharam e o horário de funcionamento ficou restrito em muitos locais.

SETOR APOSTA NA VOLTA DOS NAVIOS

Com a autorização do governo federal, que permitiu o retorno dos cruzeiros à costa brasileira, o Rio de Janeiro já se prepara para a próxima temporada.

A previsão é que 24 navios passem pelo Pier Mauá, na Região Portuária do Rio, com 62 atracações. Desses, três vão passar pela primeira vez na capital fluminense.

Durante a estação, que vai até abril de 2022, mais de 167 mil passageiros devem desembarcar na cidade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve anunciar ainda nesta semana os protocolos sanitários que devem ser seguidos durante a temporada de cruzeiros.

Segundo o Ministério do Turismo, estão previstos cerca de 130 roteiros e 570 escalas em destinos no Rio, como a capital, Angra dos Reis, Búzios e Cabo Frio.