Ocupação nas UTIs de Covid-19 está abaixo de 80% em todo o país pela 1ª vez desde outubro

Vacinação já reflete nas hospitalizações, segundo pesquisadores da Fiocruz

BandNews FM

Vacinação já reflete nas hospitalizações, segundo pesquisadores da Fiocruz Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vacinação já reflete nas hospitalizações, segundo pesquisadores da Fiocruz
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pela primeira vez desde outubro de 2020, nenhum estado possui taxas de ocupação de leitos de UTI para tratamento de Covid-19 para adultos iguais ou superiores a 80%, segundo informações do Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz divulgadas nesta quarta-feira (11).

Segundo o estudo, cinco estados estão na chamada zona de alerta intermediária, o menor número desde o ano passado. Os dados, obtidos até o dia 9 de agosto, indicam que se trata do melhor cenário desde que a Fiocruz passou a acompanhar esse índice, em julho de 2020.

O Mato Grosso e Goiás registraram as maiores taxas de ocupação, com 79% e 78%, respectivamente. Por outro lado, 14 estados apresentam números inferiores a 50%. Já o Rio de Janeiro, nas duas últimas semanas, apresentou crescimento do indicador, registrando a marca de 67%. 

Outras dezenove capitais, como São Paulo, Manaus, Belém e Natal estão fora da zona de alerta.

A nova edição do Boletim constatou ainda que o número de mortes caiu 1,1% em relação à semana anterior e a incidência de novos casos para 0,8% por dia.

Para os pesquisadores, essa disparidade é atribuída à vacinação, com a infecção produzindo menor impacto sobre hospitalizações e óbitos. Como consequência, foi observada uma pequena redução da letalidade, agora em 2,7%.

O Observatório Covid-19 também traz o alerta de que é fundamental ampliar a imunização, combinando com vigilância em saúde e medidas de proteção como uso de máscaras. Esses atos são essenciais para a proteção em relação aos casos graves e óbitos decorrente do novo coronavírus, incluindo os relacionados à variante Delta.

A colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo,  adiantou os dados no Jornal BandNews FM. Acompanhe: