BandNews FM

Eduardo Oinegue: É contra vender a Eletrobras? Veja o sucesso da telefonia

Jornalista questiona como o Brasil atua no setor de energia

Rádio BandNews FM

 O âncora do BandNews FM No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, avalia o cenário do setor de energia do Brasil diante da aprovação pelo Tribunal de Contas da União do processo de privatização da Eletrobras.

Eduardo Oinegue afirma que essa não é uma discussão política, mas sim técnica: “Se o planejamento for ruim, isso gera uma falta de fornecimento, as empresas produzem menos, aumentando assim o preço da energia. Então, sobe a inflação, e a vida da população vai ficando mais difícil. Isso é ciência, e não ideologia”. 

Oinegue diz que, para discutir o futuro da energia, é preciso encontrar o melhor cenário para o país que, segundo ele, é a privatização: “Temos o nosso próprio exemplo, a telefonia antes de ser privada, tínhamos por volta de 28 milhões de linhas. Hoje, ninguém tem dificuldade para conseguir um telefone”.

O âncora do BandNews FM No Meio do Dia ressaltou a falta de investimento da Eletrobras nesse setor: “A estatal investe um quinto do que poderia investir. Se esse aporte fosse feito, não teríamos apagão nos anos 2000 e provavelmente não estaríamos discutindo o risco de faltar de energia”.

Oinegue conclui questionando quais as vantagens e desvantagens de uma possível privatização da Eletrobars: “Eu não vejo nenhuma vantagem de uma empresa permanecer sendo estatal [...] a Embraer por exemplo, é uma companhia estratégica, privada. Quando na mão do estado, quase quebrou, já hoje, é uma instituição altamente admirada no mundo todo”. Segundo o jornalista, a discussão que tem em volta disso é necessária, para que os setores estratégicos do pais possam funcionar. “Tudo precisa de energia, não podemos brincar nessa área, temos que crescer”.

Tópicos relacionados