Oinegue: Flávio Dino e a saída marqueteira para um problema grave

Jornalista questiona as medidas adotadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública para coibir atos golpistas

BandNews FM

Oinegue: Flávio Dino e a saída marqueteira para um problema grave
Oinegue: Flávio Dino e a saída marqueteira para um problema grave
Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, defende que o Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, deveria mudar a forma de enfrentamento a atos antidemocráticos em vez de aumentar a pena para os vândalos. Dino irá apresentar um pacote de medidas para endurecer a punição aos golpistas na depredação do dia 8 de janeiro em Brasília.

O jornalista ressalta que elevar a penalidade não fará com que os crimes deixem de ser cometidos. Para ele, é importante reformular o sistema de segurança do governo. Oinegue destaca que a situação de caos não teria sido vista se a capital federal realmente fosse protegida de ataques.

“Vândalo só vira vândalo quando ataca, se ele tem oportunidade vai lá e ataca. E o ataque só aconteceu porque todo mundo que podia fazer o certo fez o errado, ou o burocrático”, analisa o jornalista.

A falha original, para Eduardo Oinegue, deveria ser alvo de autocrítica do ministro Flávio Dino, já que ele dividia a responsabilidade da segurança com o governador hoje afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e com o então secretário da Segurança Pública, Anderson Torres.

“Por uma falha na prevenção, todo o sistema de Justiça está mobilizado para identificar os vândalos, e tem que identificar. Mas, como resolver o problema? Será que não devemos endereçar a discussão para outro lado? O sistema de segurança de Brasília se mostrou uma piada”, pondera Oinegue.

O âncora finaliza ressaltando que é necessário questionar as ações do ministério e fiscalizar as medidas tomadas, a fim de obter, enfim, mudanças efetivas no país.