BandNews FM

Oinegue: O Brasil quase não mudou desde a 1ª viagem de Lula à China, em 2004

Jornalista comenta o salto chinês na economia e a opção do Brasil por andar de lado

Eduardo Oinegue

O âncora do BandNews no Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, propõe uma reflexão sobre a economia brasileira e faz uma comparação com as realidades econômicas chinesa e americana. O jornalista destaca alguns dados que mostram que, enquanto americanos e chineses enriqueceram, os brasileiros “andaram de lado, no passo do caranguejo”.

No comentário, Oinegue compara o Produto Interno Bruto do Brasil com Estados Unidos e China. Em 1980, para cada real produzido no Brasil, a China produzia 80 centavos e os Estados Unidos, 12 reais. Em 2000, para cada real produzido no Brasil, a China produziu 2 reais e os Estados Unidos, 15. Já em 2020, para cada real produzido no Brasil, a China produziu R$ 10 e os americanos, R$ 15.

Os dados mostram que os chineses deram um salto e o Brasil ficou estagnado. “Quem paga essa conta é a sociedade, em especial os mais pobres, que não conseguem ascender socialmente”, afirma o jornalista.

Oinegue lembra que Lula foi à China em 2004, ainda no primeiro mandato. Passaram-se vinte anos e os desafios do Brasil não mudaram. “Em 2004, Lula esteve em Pequim com uma comitiva gigante. De lá para cá, a distância entre os países aumentou. A China, cuja economia era o dobro da nossa, agora é dez vezes maior do que a nossa”.

O âncora da BandNews FM afirma que a viagem que começa no fim da semana não é a salvação para os problemas brasileiros e conclui que o Brasil precisa de uma faxina para priorizar a produtividade e o crescimento econômico.

Tópicos relacionados