Oinegue: O que temos a aprender com a queda da primeira-ministra britânica

Jornalista diz que Brasil costuma “colocar gasolina” em suas discussões

Rádio BandNews FM

Para Oinegue, os britânicos têm meios sólidos para superar a atual tensão política Foto: Agência Brasil
Para Oinegue, os britânicos têm meios sólidos para superar a atual tensão política
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa a maneira como o Brasil lida com as crises internas com base na queda da primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Para o jornalista, os britânicos têm meios sólidos para superar a atual tensão política, e que o caminho a ser trilhado a partir de agora deveria se tornar exemplo para os brasileiros.

Na visão do âncora, há crises que poderiam ser amenizadas com maior celeridade: “A tensão entre o Executivo Nacional e o Supremo Tribunal Federal, não se vê nos Estados Unidos por exemplo. Aqui a coisa é muito mais intensa. Isso gera um questionamento sobre nossa maturidade”.

Oinegue destaca que tensões estão presentes em todas as nações do mundo, e que o Brasil deveria se basear em experiências do exterior para lidar com problemas internos: “Olha a situação do Reino Unido. A forma de sair da crise dos outros países pode nos ensinar. A gente alimenta nossas tensões políticas, e não pode ser assim. O Executivo, Legislativo e Judiciário colocam o brasil à prova a todo instante”.

“Nosso País tem um potencial econômico incrível, tem tudo para darmos um salto nos próximos anos. Mas é preciso abaixar a temperatura dos conflitos internos para a gente conseguir isso”, conclui o apresentador.