Olimpíadas: Comitê Brasileiro quer classificar número recorde de atletas em 2024

Em Tóquio, 301 membros representaram o Brasil; número desconsidera os Jogos do Rio, já que país teve direito de enviar esportistas em todas as modalidades por ser sediar o evento

BandNews FM

O diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro, Rogério Sampaio, concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM e revelou que o órgão trabalha com a meta de classificar um número recorde de atletas para as Olimpíadas de Paris, em 2024.

Segundo o ex-judoca, que conquistou a medalha de ouro na categoria meio-leve do Judô, nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992, trata-se de uma difícil missão em razão das particularidades de cada modalidade. Por exemplo, os esportes coletivos possibilitam que um grande número de esportistas possa ir às Olímpiadas. 

"Não será fácil, principalmente em modalidades coletivas. Não que vemos dificuldade, mas os adversários também estão se preparando. Às vezes, uma modalidade coletiva que não se classifica, já são 18 atletas a menos ou 12 atletas a menos."

Atletas brasileiros em Olimpíadas

Para os Jogos Olímpicos de Tóquio, realizado em 2021 em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Brasil classificou 301 atletas - para a disputa de 35 das 50 modalidades - para a competição e superou os 277 membros representantes enviados às Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Ao todo, as Olimpíadas de Paris-2024 - que terá sua abertura realizada exatamente a um ano e já contou com a divulgação da tocha olímpica - deverão contar com 10.500 atletas, 31 mil voluntários, 6 mil jornalistas que acompanharão os jogos, 206 comitês olímpicos e 329 eventos realizados para a realização das competições.