BandNews FM

Ômicron avança e Brasil tem maior taxa de transmissão do coronavírus desde 2020

Imperial College de Londres afirma que a cada 100 infectados, outras 178 novas infecções são notificadas

BandNews FM

Taxa de transmissão do coronavírus está em 1,78 no Brasil, maior desde 2020.
Taxa de transmissão do coronavírus está em 1,78 no Brasil, maior desde 2020.
Foto: Divulgação/CDC

O avanço da variante Ômicron fez o Brasil atingir a maior taxa de transmissão do coronavírus desde julho de 2020, segundo levantamento do Imperial College de Londres divulgado nesta terça-feira (25). A universidade britânica contabiliza os novos casos de Covid-19 para estimar o número de novas infecções. O país registra taxa de replicação de 1,78, isso quer dizer que a cada 100 infectados, 178 novos casos são notificados.

Com o índice acima de 1, os pesquisadores apontam que a pandemia está em crescimento e fora de controle. Quando o número fica abaixo de 1, a pandemia começa a ser controlada.

Os pesquisadores do Imperial College acompanham os números do coronavírus desde o início da pandemia. Esta é a segunda semana seguida de alta na taxa brasileira. Por um mês, estimativas deixaram de ser feitas por conta do apagão de dados do Ministério da Saúde.

A multiplicação de casos da variante Ômicron, que é mais transmissível, é apontada como principal responsável pelo índice atual. O aumento dos casos já pressiona o sistema de saúde pelo Brasil.

Dados coletados pela Fiocruz apontam que oito capitais registram ocupação superior a 80% nos leitos de Covid-19. E o boletim Infrogripe divulgado nesta terça-feira (25) revela que 23 das 27 capitais brasileiras estão com alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. A maioria dos casos de SRAG são de Covid-19.

Para controlar a alta dos casos, autoridades têm incentivado a vacinação infantil, a aplicação da dose adicional em adultos e reforçado a abertura de novos leitos nas unidades de saúde. As medidas de controle da disseminação do coronavírus, que é o uso de máscara e a higiene das mãos, também devem ser reforçadas.

Tópicos relacionados