OMS afirma que variante indiana preocupa e que o mundo está em platô alto de casos

Embora quedas já sejam observadas na Europa e nas Américas, números ainda são altos

BandNews FM

A variante indiana preocupa autoridades e é um sinal de alerta para OMS Foto: Reuters
A variante indiana preocupa autoridades e é um sinal de alerta para OMS
Foto: Reuters

A Organização Mundial da Saúde considera que o mundo atingiu um platô nos casos de Covid-19, mas os números são extremamente altos e preocupantes. Nesta segunda (10), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhamon, participou de uma coletiva de imprensa e alertou para a situação crítica da Índia.

A instituição reconhece que os números começam a cair na Europa e nas Américas, mas destaca que na última semana foram confirmados mais de 5 milhões de casos e 90 mil mortes ao redor do mundo.

O sinal amarelo para a Índia, que é o país com os maiores registros nas últimas semanas, é por conta da variante identificada no país. A B.1.617 é classificada como de preocupação global, já que tem indícios de ser mais contagiosa e mais resistente as vacinas.

A OMS se preocupa com o país asiático porque os números são considerados subestimados e o sistema de saúde está em colapso. O avanço da vacinação é lento e as indicações de maior resistência aos anticorpos pode colocar toda a imunização em cheque.

A Índia vacinou 2% da população de 1,3 bilhões de habitantes com as duas doses, além de ter flexibilizado muito cedo as atividades econômicas, na avaliação de especialistas.