BandNews FM

OMS alerta que a pandemia "não está perto do fim"

Segundo Organização Mundial da Saúde, o crescimento da Ômicron pode fazer surgir novas variantes

Rádio BandNews FM

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (19) que a pandemia de Covid-19 "não está nem perto do fim".

“A Ômicron continua varrendo o planeta. Não se enganem, ela causa hospitalizações e mortes, e, mesmo os casos menos graves, estão enchendo as unidades de saúde”, alertou Adhanom para, em seguida, destacar: “Com o incrível crescimento global da Ômicron, novas variantes, provavelmente, surgirão, e é, por isso, que o rastreamento permanece crítico”.

A fala ocorre no momento em que países ao redor do globo registram recordes de casos notificados diariamente, como a França e o Brasil. No entanto, o registro de mortes parece não crescer tanto.

Mesmo com a expectativa de que, no início de 2022, a pandemia pudesse ter uma condição de endemia – doenças presentes na sociedade, mas que são sazonais e não causam sobrecarga dos sistemas de saúde -, os integrantes da OMS alertam que doenças endêmicas ainda continuam infectando pessoas e causando óbitos ao redor do mundo.

Tópicos relacionados