
O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul fez um pedido à Justiça do estado que resultou na suspensão do início das aulas da rede estadual por conta das altas temperaturas e a onda de calor que atravessa a região sul do país. O ano letivo tinha início nesta segunda-feira (10), agora a previsão é para o dia 17 de fevereiro.
O governo do estado já recorreu da decisão liminar, por meio da Procuradoria-Geral. A Justiça deve decidir a qual a nova data de início das aulas. Nesta segunda-feira (10), 2.320 escolas estaduais suspenderam as aulas, seguindo a determinação do Tribunal de Justiça.
“Retomar as aulas em meio a um evento climático extremo, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C e sensação térmica de 50°C em diversas regiões do estado, além de salas de aula e demais ambientes escolares sem a estrutura necessária para enfrentar tal situação, é colocar em risco a vida de professoras(es), funcionárias(os) e estudantes”, anunciou o Cpers.
O alerta emitido pela MetSul Meteorologia abordava o “alto risco de calor extremo, com previsão de temperaturas excepcionalmente altas e raramente registradas. O alerta ainda informava que o início do período mais crítico de calor coincidia com o dia da retomada das aulas.