O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Governo de Rondônia anunciaram nesta terça-feira (15) uma ação conjunta de combate à invasão de propriedades rurais no estado. A ação deve durar 90 dias e contará com a participação da Polícia Federal e de agentes da Secretaria de Segurança Pública.
A Força Nacional também vai auxiliar na identificação de organizações criminosas que agem na invasão de terras em Rondônia. Mais de 170 mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos em todo o estado.
O anúncio ocorre um dia depois de outra operação que identificou grupos criminosos no Vale do Guaporé. Segundo as investigações, terras privadas são invadidas com promessas aos camponeses de regularização dos terrenos.
Em entrevista coletiva em Brasília, o Governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, afirmou que a situação é bastante crítica quando o assunto é criminalidade no campo, e que os produtores rurais são vítimas de diversos crimes.
Nesta segunda-feira (14), o Ministério da Justiça autorizou a ida da Força Nacional também às Terras Indígenas Yanomamis diante dos ataques de garimpeiros armados da região. Há indícios de crimes ambientais, roubo de gado, extorsão, além de invasão de propriedades privadas.